La fierté de la Nation

Em setembro deste ano apresentei um projeto de História da Arte e do Design aplicado à habilitação de moda, que propunha desenvolver um livro com as influências dos movimentos de Arte Moderna nas produções de estilistas e diretores criativos.

Desenvolvemos em trio um book intitulado "La fierté de la Nation", que significa "O Orgulho da Nação" em francês, expressão comumente usada pelos grandes mestres do período moderno para designar um indivíduo transgressor, original e inovador. O livro contém os 9 principais movimentos de arte compreendidos entre meados do século XIX até a década de 1920, sendo eles: Impressionismo, Pós-Impressionismo, Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Abstracionismo, Dadaísmo, Surrealismo e Futurismo.

As obras e suas respectivas releituras para a moda foram estampadas com fotografias, abordando como cenário diversos locais da cidade de Joinville.

O resultado na íntegra você confere nesse post!



Fotografia

Direção de Arte

Styling e Conceito
Júlia Brümmer
Maria Eduarda Fernandes
Thaís Gomes

Agradecimentos
Sociedade Harmonia Lyra
Liga das Sociedades de Joinville
Museu Nacional da Colonização de Joinville
Cemitério dos Imigrantes de Joinville
Ginásio Ivan Rodrigues
Expoville - Centro de Convenções
Centro de Artes e Design - Universidade da Região de Joinville - Univille
Estúdio João Otávio
Leandro Soares
Jairo de Souza
Yuri Orthey



I. Impressionismo























Le Bassin aux Nymphéas (O Lago das Ninféias)
Claude Monet
Óleo sobre tela, 1919 – coleção particular




Releitura


A composição do look traz as referências de cores e ambientação da obra de Monet. Evidenciando o lilás das ninfeias na cor da saia e as pinceladas de branco na blusa faz-se clara também a lembrança dos efeitos efêmeros de iluminação, proposta sempre evidente e ressaltada no movimento impressionista.



Café-Concert Singer (Cantora em um Café Musical)
Edgar Degas
Óleo sobre tela, 1878 – coleção particular




Releitura


Reproduzindo a atmosfera teatral e o frisson boêmio da noite parisiense, a composição retrata a vestimenta das cantoras e artistas dos estabelecimentos franceses, ornamentando brilho e paixão no vermelho encarnado do espartilho e a sutileza elegante na saia de cetim noir. Cabelos com cachos marcados, acessórios com arabescos e maquiagem dramática fecham a releitura.



II. Pós-Impressionismo


Café Terrasse bei Nacht (Terraço do Café em Arles à Noite)
Vincent Van Gogh
Óleo sobre tela, 1888 – Kröller-Müller Museum, Holanda




Releitura


Ambientada em um café, a fotografia transparece além do cenário a atmosfera do quadro, explodindo o azul royal no vestido da modelo e iluminando o look com o amarelo do girassol, referência alternativa de outra obra que também compõe o estilo pós-impressionista de Van Gogh.






















Trois Crânes (Três Cabeças)
Paul Cézanne
Óleo sobre tela, 1900 – Detroit Institute of Arts, EUA




Releitura


A atmosfera desta composição traduz o efeito intrínseco das caveiras de Cézanne, mostrando uma cena alternativa através da jaqueta de couro e das correntes pesadas.



III. Expressionismo

Skrik (O Grito)
Edvard Munch
Óleo sobre tela, têmpera e pastel sobre carvão, 1893 – Galeria Nacional de Oslo, Noruega




Releitura
























Aflição e pânico descrevem esta composição, utilizando o azul e os tons avermelhados da obra na camisa e na saia conservadoras, mantendo também o cabelo na mesma linha estética, além de aflorar os sentimentos viscerais através da expressão facial e corporal da modelo.




Female Artist
Ernst Ludwig Kirchner
Óleo sobre tela, 1910 – Brücke-Museum, Alemanha



Releitura


O look simples e minimalista com manto listrado, meias 7/8 e cabelo preso lembra os modos descomplicados e apressados de se vestir, além de retratar a atmosfera underground e individualista da vida nos subúrbios.



IV. Fauvismo


Portrait of the Artist’s Wife (Retrato da Mulher do Artista)
Henri Matisse
Óleo sobre tela, 1913 – The State Hermitage Museum, Rússia



Releitura


Com inspiração advinda da esposa do artista, a obra retrata o conceito estético feminino do início do século, com a introdução das primeiras peças “masculinizadas” no guarda-roupa das mulheres. Reproduzindo as mesmas peças utilizadas pela modelo do quadro, o look também é composto por um blazer, uma camisa e um echarpe, sendo somente a ordem sequencial das cores dos elementos alterada.



The Circus
Maurice de Vlaminck
Óleo sobre tela, 1906 – coleção particular



Releitura


Rico em multiplicidade de cores, esta composição pretende transmitir alegria e despojamento através dos elementos coloridos do look: vestido azul, blazer amarelo, carteira caramelo e a discreta presença do batom vermelho da modelo.



V. Cubismo


Les Demoiselles d'Avignon (As Mulheres de Avignon)
Pablo Picasso
Óleo sobre tela, 1907 – Museu de Arte Moderna de Nova York, EUA



Releitura

Fazendo uma alusão ao conceito do quadro de Picasso, a releitura propõe a presença do véu lilás e do batom vermelho sangue ornamentando a modelo, lembrando sutilmente as vestimentas das prostitutas do século passado, além da máscara estilizada que retrata a influência da arte africana no trabalho do artista.




Woman with a Mandolin (Mulher com Mandolim)
Georges Braque
Óleo sobre tela, 1937 – Museum of Modern Art, EUA



Releitura


Com ares de retratos antigos de família, o look conceitua a clássica dama da sociedade, vestida em um tubinho preto com mangas, echarpe de seda, luvas de couro, cabelos e maquiagem clássicos, mantendo a postura elegante e cosmopolita do século XX.



VI. Abstracionismo

Fugue (Fuga)
Wassily Kandinsky
Óleo sobre tela, 1914 – Beyeler Foundation, Suíça



Releitura


Fazendo um divertido revival 80’s, o abstracionismo desta releitura é traduzido através da desconstrução do look, com blazer verde esmeralda, sutiã com estampa de quadrinhos, saia de tweed e sapatos anos 20, além dos acessórios dourados e da maquiagem chocante, fechando com chave de ouro um legítimo visual kitsch.



Fish Magic (Peixes Mágicos)
Paul Klee
Óleo sobre tela e aquarela, 1925 – The Philadelphia Museum of Art, EUA



Releitura


Contradizendo as posturas costumeiras e a ordem racional de construção de imagens, o buquê de peixes e a composição de roupa clássica com blazer, camisa e broche constituem uma original releitura abstracionista, registrando uma forma nova de releitura artística.



VII. Dadaísmo


La Fontaine (A Fonte)
Marcel Duchamp
Mictório de porcelana branco, 1917 – Centro Pompidou, França



Releitura

Tendo o minimalismo à flor da pele e a rebeldia na ponta da língua esta composição niilista e provocativa transparece os extremos ideais dadaístas. Com uma postura extremamente transgressora, a camiseta branca cortada e as meias 7/8 com cintas-ligas aparentes deixam evidente o frisson “junkie” da fotografia, juntamente com a ambientação proporcional à obra de Marcel Duchamp.



Les Larmes (Lágrimas de Vidro)
Man Ray
Fotografia em preto e branco, 1932 – Getty Museum, EUA



Releitura

Elevando o sentimento a outro patamar, esta releitura escancara o sentimento visceral através da maquiagem ornamentada com muito brilho, compondo um look all white com camisa e blazer brancos, além das correntes no pescoço, mensagem subliminar que remete à provocação dadaísta sobre as amarras dos cidadãos atrelados à sociedade.



VIII. Surrealismo


Rosa Meditativa
Salvador Dalí
Óleo sobre tela, 1958 – coleção particular



Releitura


Beleza, mistério e arte traduzem a grande arquitetura desta composição, começando pela maquiagem e pelas unhas a estética inspirada nas cores da obra. Ambientando o planisfério dos sonhos proposto por Dalí, faz-se presente uma metáfora entre o céu e o inferno, desenvolvida a partir do azul do véu e do vermelho encarnado das flores.




Fleurs at papillon (Flores e borboleta)
Joan Miró
Têmpera sobre madeira compensada, 1922 – Yokohama Museum of Art, Japão



Releitura


Com ares meigos e delicados este look traduz a proposta sutil do quadro, apresentando tons de bege e ícones românticos, como as flores evidentes no pattern do vestido e a borboleta presente no cenário, dando uma pitada doce à composição.



IX. Futurismo

Velocidade Abstrata
Giacomo Balla
Óleo sobre tela, 1913 – Tate Gallery, Grã-Bretanha



Releitura


O movimento é a linguagem da vez. Carregado de elementos transcendentes das propostas futuristas, o look apresenta o preto universal do movimento no vestido, sandálias e guarda-chuva e o clássico fenômeno do movimento na postura da modelo e no efeito do vestido.




La strada entra nella casa (A Estrada Adentrando a Casa)
Umberto Boccioni
Óleo sobre tela, 1911 – Sprengel Museum, Alemanha



Releitura


Com a técnica do colorismo evidentemente expressada, esta releitura baseia-se na explosão de tons apresentados na obra de Boccioni, mostrando no suéter, camisa, gravata e calça as variações de matizes geradas a partir da combinação de diferentes cores.



O livro em modelo físico






"É preciso provocar sistematicamente confusão. Isso promove a criatividade. Tudo aquilo que é contraditório gera vida."

Salvador Dalí

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